sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Banda Sonora - Oklahoma

A propósito agora da banda sonora desta semana, Oklahoma. É música final do musical Oklahoma composto por Rodgers & Hammerstein (os mesmos tipos que fizeram o Música no Coração). Esta peça de teatro musical é um marco histórica, porque estes dois senhores foram os primeiros a inserirem a música e as coreografias no contexto da história. Exigiam actores que soubessem cantar (outra coisa revolucionária, como já disse no post anterior, antes pediam-se cantores com "jeitinho para fazer uns teatrinhos"), mas quem vir o filme vai perceber que é mais uma história de amor, apesar das coreografias revolucionárias da Agnes de Milles, que trabalhou voltou a trabalhar em parceria com estes dois senhores (R&H) no seguinte musical Carousel, outra obra de arte. Do espectáculo desta semana, fui o único a escolher uma música destes autores - Edelweiss, do musical The Sound of Music - que acompanhei à guitarra e com o meu sotaque de Portugal, já que o actor no filme, para além não saber o que está a fazer com os dedos (nem isso se deu ao trabalho de aprender), nem sequer é ele a cantar - fraquinho Christopher Plummer, fraquinho... (Prometo arranjar o DVD do tão falado espectáculo A Little Bit Of... a quem me pedir, logo que tiver uma cópia)

A música Oklahoma ganhou em 1944 um Prémio Pulitzer (prémio americano outorgado a pessoas que exerçam trabalhos de excelência nas áreas de jornalismo, literatura e música) na categoria de "Special Awards And Citations - Letters". Quando voltar a Portugal, trago os 6 filmes do Rodgers & Hammerstein em edição especial de 40 anos desde que a dupla se separou com a morte do Hammerstein (tinha acabo de escrever a Edelweiss, encerrando o The Sound of Music ou Música no Coração). Têm é de os pedir à Raquel, porque ofereci-lhes.
Mais uma vez, apreciem nesta nossa música a voz apoiadíssima do nosso compincha Gordon Macrae.
P.S. - Em relação ao hyperlink da Edelweiss, não me lixem a cabeça. Eu também não curto espanhóis, mas não havia mais ninguém com a versão do filme. Não leiam a descrição do video.

3 comentários:

Teresa Raquel disse...

Não empresto, não empresto, não empresto! =P

O K L A H O M A
OKLAHOMA! OK!

Anónimo disse...

Fiquei genuinamente curioso para ver ambos os musicais. Não sejas unhas de fome, Raquel! Vais emprestar!

By the way, Balbino, hás-de gravar a tua interpretação da "Edelweiss", com guitarra, para a gente se rir um bocad... perdão! Para a gente apreciar o teu talento.

Chincha disse...

Gastei a paciência que tinha para comentários com o outro do Sweeney Todd!

Agora apetece-me aparvalhar à grande, mas não me parece que o faça.
Ainda não...

(É frustrante ver o The Sound of Music! Fico sempre com vontade de ir correr e saltitar para uma qualquer montanha verdejante armada em cabrita-dos-montes e não posso! Tenho dito.)

Alguém quer estudar Biologia para o meu exame de amanhã?